Welcome my friends! 歓迎 Willkommen.

People from all the world, come to my blog and get contact with this 'Amazonida' ! Let's change informations, life experiences, cultures and become ourselves more global!
Roberto Cunha _Belém_Brasil

Estamos na rede twitter:
http://twitter.com/RofoCunha//
Meu Orkut

Engenheiro Civil Roberto Cunha

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

UMA PERGUNTA DE PARTIDA PARA PESQUISA: Questões TCC

Caros colegas essa hora realmente podemos nos deliciar com nossas dúvidas e incertezas, como bem nos fala a Cinthya. Resolvi me dedicar ao tema: Experiência de uso educacional de Ferramenta WEB 2.0, pois já tenho blogs há mais de um ano e a cada minuto que passa me convenço mais de que essa pode ser a ferramenta com muito poder para reunir esforços com os professores e alunos para uso das tecnologias educacionais.
Provavelmente tentarei responder a pergunta: Como a ferramenta Blog pode ajudar aos professores sem experiências no uso tecnológico das mídias computacionais, para melhorarem seus processos de Ensino-Aprendizagem?
Com esses objetivos e com a vontade de produzir algo realmente inovador e estimulante para os alunos e professores das nossas escolas e seus recursos tecnológicos, convidei alguns colegas de uso dos blogs e agora conto com os blogs listados ao lado, aos quais desde já agrdeço a pronta resposta positiva no sentido de ajudar nesse trabalho.

sábado, 21 de agosto de 2010

Com muita felicidade…

O Blog da EMEF PALMIRA LINS DE CARVALHO

Para BLOG PLC

Caros colegas das nossas maravilhosas escolas terráqueas estou anunciando para muito breve o lançamento do Blog da Escola Palmira Lins de Carvalho

O seu visual inicial pode ser visto em:
http://palmiralins.blogspot.com/

terça-feira, 17 de agosto de 2010

NOSSA ESCOLA REAGINDO AO ESTADO DE VIOLÊNCIA

A Escola EEFM Mário Barbosa está provendo a SEMANA DA PAZ e espera com isso um reflexo muito positivo na auto estima dos nossos alunos para tirá-los dos caminhos da violência e para que possam trilhar no seu desenvolvimento seguro e cidadão:

Veja mais sobre a SEMANA DA PAZ:
Blog da Turma¨602: http://issoesextaserie602.blogspot.com/
Blog da Escola: http://escolamariobarbosa.blogspot.com/

domingo, 15 de agosto de 2010

EPROINFO: Experiência de uso educacional de Ferramenta Web 2.0;


Caros leitores e colegas do Eproinfo é um prazer muito grande produzir essa postagem, pois é uma forma de avaliar essa trajetória do uso do blog de forma educacional para trazer as novidades significativas que nossos alunos tanto almejam nas escolas que é a efetiva introdução das mídias como facilitadoras do processo de Ensino e de Aprendizagem e assim motivarem nossos jovens para os verdadeiros caminhos da Cidadania e Felicidade.
Dentro dos objetivos de nossa disciplina do nosso Curso Tecnologia Em Educação pela PUC Rio e o eproinfo - Ambiente Colaborativo de Aprendizagem, estamos nos posicionando na linha de TCC: 2. Experiência de uso educacional de Ferramenta Web 2.0;
Como estratégia de utilização do Blog nas minhas experiências, com essa ferramenta da Web 2.0, numa escola desenvolvi um blog para trabalhar com essa tecnologia: o Papear: HTTP://profrobertocunha.blogspot.com para trabalhar com minha atividade de educador e mais específicamente para as escolas: HTTP://embinesmaroja.blogspot.com onde desenvolvemos uma série de postagens com objetivos educacionais integrando toda a escola. Numa outra escola da rede estadual a abordagem foi diferente, pois optamos em produzir um blog para cada turma, e assim construímos os seguintes blogs:

Turma 501 HTTP://blog501mb.blogspot.com

Turma 502 HTTP://blog502mb.blogspot.com

Turma 503 HTTP://blog503mb.blogspot.com

Turma 601 HTTP://blog601mb.blogspot.com

Turma 602 HTTP://issoesextaserie602.blogspot.com



Até o momento fomos produzindo postagens seguindo os ritmos das turmas e escolas e do próprio professor, mas a partir de agora estaremos incorporando em todos esses blogs produções de atividades através da ferramenta HOT POTATES e J CLIC nos sites: http://clic.xtec.cat/es/ http://hotpot.uvic.ca/ .

BLOGS, HOT POTATES, J CLIC, Ferramentas de Autoria

Sobre os BLOGS
Conheci os BLOGS num Curso de Formação do NIED Belém, ao qual faço parte desde 2008, esse curso envolvia uma série de conteúdos a cada dia de encontro às sextas feiras, e assim numa breve apresentação os alunos construíram seus blogs e eu construi o Papear : HTTP://profrobertocunha.blogspot.com ;
O site de construção desse blog foi o “Blogger”, que se encontra em: https://www.blogger.com/start , esse é um site muito usado para construção de blogs nas redes Estadual Paraense e de Belém.
Achei o blog uma ferramenta de grande potencial para minhas aspirações em termos de oferecer uma SÉRIE DE ATIVIDADES de construção e aplicação pedagógica de Objetos de Aprendizagem QUE VINHA DESENVOLVENDO.
Com a utlização do mesmo e a prática melhorada comecei a enxergar uma série de outras possibilidades para a utilização dos blogs.
Construi o Blog da minha escola municipal: HTTP://embinesmaroja.blogspot.com , e ai sim comecei a observar os frutos dessa prática:
- A escola passa a ter uma identidade maior;
- A escola passa a ter maior visibilidade da comunidade maior, extra muros;
- Os professores se sentem mais \prestigiados
- Os Alunos adoram se verem e aos seus colegas através da Internet;
_ As produções dos alunos e professores podem ser melhor socializadas;
- As postagens levantam a auto estima de todos da escola;
Essas e outras observações foram bastante claras para mim no decorrer da utilização do blog da escola, e senti que essa ferramenta é hoje sem dúvidas uma grande ajudante do progresso da escola em nossos tempos.
Numa outra escola estadual resolvi agir de outra forma e desenvolvi blogs individuais para cada turma:
HTTP://blog501mb.blogspot.com HTTP://blog502mb.blogspot.com
HTTP://blog503mb.blogspot.com HTTP://blog601mb.blogspot.com
http://issoesextaserie602.blogspot.com/
Aqui desenvolvo atividades diretamente relacionadas aos conteúdos escolares tecidos com as diversas facilidades das mídias possíveis aos alunos. Devemos promover uma navegação entre os blogs escolares, e com isso valorizar a produção coletiva. Os relatos dos alunos tem sido esperançosos.

Sobre o HOTPOTATES

Conheci o HOTPOTATES num Curso de Formação do NIED Belém, ao qual faço parte desde 2008, esse curso envolvia uma série de conteúdos a cada dia de encontro às sextas feiras , e assim numa oficina de quatro horas, nós professores , alunos das oficinas, construímos diversas atividades para WEB que podem ser encontradas em:
oficial do HOTPOTATES se encontra em: http://hotpot.uvic.ca/ , esse é um site muito usado para construção de atividades diretamente para a WEB . Esse é um grande diferencial também dessa ferramenta de autoria. O aluno pode usá-la diretamente de um terminal de qualquer localidade o que pode potencializar os estudos complementares do tipo “dever de casa” e nos notes e net’s pessoais.
Com a utilização na oficina do mesmo comecei a programar uma série de outras possibilidades para a utilização dos blogs.
Uma tarefa bastante possível é convidar aos alunos a participarem das tarefas, como reforço de aprendizagem, ofertadas e que eles podem fazer a medida de seus desempenhos pessoais e quando quiserem apresentar ao professor para uma complementação da avaliação
Inicialmente o fato de o HOTPOTATES apresentar um conjunto de tarefas fixas como: (J Cross), (J Quiz), (J Mix), (J Cloze), (J Match). ( Macher). Palavras cruzadas Questões de múltipla escolha Completar com palavras, Relacionamento de colunas, permite juntar todas essas atividades numa aplicação, Atividades de perguntas e respostas pode ser encarado com muito instrumental , mas a verdade que senti é de que o potencial dessas atividades são enormes e só dependem da criatividade dos elaboradores da atividades.
A página gerada na net permite uma edição que favorece a apresentação dos conceitos de diversas formas, vídeo, som , imagem, animações Flash, Links para Internet, o que permite uma grande valorização das atividades. Desenvolvi atividades de operações aritméticas decimais e senti um grande potencial, para agradar aos nossos alunos dessa geração.
Construimos em duplas uma série de atividades que podem ser acessadas no blog: http://niedbelem.blogspot.com/ , mais especificamente em: http://niedbelem.blogspot.com/2010/05/oficina-de-hot-potatoes.html


Sobre o JCLIC
O JCLIC também foi apresentado aos professores da rede de professores das Salas de Informática de Belém, na equipe de formação de professores para salas de informática, e foi uma grata surpresa a sua versatilidade de produção de atividades diversas. Aqui também já está definido o número de atividades possíveis, mas numa quantidade bem maior que as do HOTPOTATES.
O Software se encontra em: http://clic.xtec.cat/es/
“Bienvenidos a la zonaClic
Clic está formado por un conjunto de aplicaciones de software libre que permiten crear diversos tipos de actividades educativas multimedia. La zonaClic es un servicio del Departamento de Educación de la Generalitat de Cataluña creado con el objetivo de dar difusión y apoyo al uso de estos recursos, y ofrecer un espacio de cooperación abierto a la participación de todos los educadores/se que quieran compartir los materiales didácticos creados con el programa.”
Aqui o professor e alunos podem fazer uma biblioteca de imagens e sons para poderem construir suas atividades diversas.
Nesta ferramenta construímos diversas atividades para os alunos e a maioria das escolas de Belém já utilizou suas potencialidades.
O Potencial dessa ferramenta é bastante amplo e em relação às outras ela tem vantagens e desvantagens.
O JCLIC pode utilizar a internet para publicar suas atividades, mas suas produções são vinculadas ao software que tem que estar instalado nos computadores em uso, mas pode ser adquirido de forma livre.
Esta ferramenta é uma das mais utilizadas nos países nas áreas educacionais pois foi desenvolvida especificamente para esse fim já há bastante tempo. Aqui o professor pode desenvolver todo o trabalho que já vinha fazendo com a vantagem de agregar as facilidades de multimídia de forma significativa e motivacional para o aluno.
Nas oficinas desenvolvemos muitas atividades nas mais diversas áreas curriculares para o nível fundamental e médio, mas o uso dessa ferramenta não tem fronteiras de séries.
Os alunos vêem as atividades com surpresa e satisfação, pois parecem estar saindo do quadro de parede para o seu mundo de sons e imagens que tanto lhes atraem.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A Internet é um lugar de autoria ou de plágio?

Como usar a internet pedagogicamente é sem dúvida uma pergunta muito ampla e que permite uma vasta linha de raciocínio para se construir uma resposta. Como vivemos uma época de transição entre professores totalmente sem mídias inovadoras, imigrantes e crianças das gerações atuais com mídias, nativas, vivemos sim numa busca de quebra de paradigmas em prol de uma educação mais conservadora dos costumes que permitam uma vida sustentável em nosso ambiente próximo e o próprio planeta.
Vamos tareando essa questão com ajuda de outras questões próximas: Por acaso sem a mídia internet o professor é um autor de suas aulas construídas ou plagia a própria memória pobre de seus antigos professores. Como coloca Pedro Demo.

“... o atraso da pedagogia é astronômico, o que não lhe permite direcionar a tecnologia; ao contrário, fica a reboque dela. Por isso, as proposta de informática na educação tendem a ser mais “informáticas” do que “educacionais”, redundando, entre outras coisas, em continuar fazendo a velha pedagogia com as tecnologias mais novas.”

É claro que hoje já se fala preconceituosamente do uso da internet e sua possibilidade de CTRL C e CTRL V, mas será que essa ideia se contrapõe aos trabalhos originais de dantes do computador?
Será que o esquema de barreiras contra o uso nas salas de aula das máquinas de calcular teria beneficiado a qualidade da aprendizagem das operações aritméticas nos últimos vinte anos de barreiras tradicionais contra o poder devastador das máquinas de calcular?
Relendo as ponderações de Demo no texto proposto podemos realmente reservar uma parte de nossas reflexões sobre as habilidades e competências planejadas para a Sala de Informática em prol da leitura política das atividades com mérito formal, como por exemplo nos jogos eletrônicos.

Entretanto, na fluência tecnológica em geral falta a preocupação “reflexiva”, crítica e autocrítica (KUIPER/VOLMAN, 2008)16. Uma coisa é, por exemplo, o jogador saber resolver todos os problemas propostos nos níveis do jogo, crescentemente complexos. Outra coisa é saber refletir crítica e autocriticamente sobre o jogo, inclusive desconstruindo possíveis ideologias do jogo e da própria prática de jogos eletrônicos..

Usar a tecnologia com o sentido de Objetos de Aprendizagem pode ser uma estratégia para se caminhar no sentido de Autoria. Claro que aqui não se está falando de ineditismo.
Para concluir essas questões nessa atividade quero dizer que a complexidsade da atividade de professor nesse contexto de plágio e autoria está fortemente imbricado pela ideologia dos conteúdos escolares curriculares. É preciso continuar labutando!

domingo, 8 de agosto de 2010