Welcome my friends! 歓迎 Willkommen.

People from all the world, come to my blog and get contact with this 'Amazonida' ! Let's change informations, life experiences, cultures and become ourselves more global!
Roberto Cunha _Belém_Brasil

Estamos na rede twitter:
http://twitter.com/RofoCunha//
Meu Orkut

Engenheiro Civil Roberto Cunha

sábado, 21 de maio de 2011

Auto Convencimento Matemático

foto panorâmica prof. Sales
Apresentação da versão BETA de software elaborado para facilitação da aprendizagem das operações aritméticas para professores das salas de informática sob a coordenação do NIED/BELÉM Foto profª Simone


Com um forte enfoque da Semiótica de Raymond Duvale, nos Registros de Representações Semióticas, tenho trabalhado com professores das séries iniciais, C1 e C2, da rede municipal, na elaboração de oficinas de práticas matemáticas para os professores reproduzirem com seus alunos em suas escolas.
Nessas oficinas, tratamos dos seguintes temas: Malha Centesimal, Esqueleto Matemático, Números Decimais e Medidas.
Essa vivência tem me desconstruido continuamente em busca de estratégias de convencimento para poder trabalhar a cognição e epistemologia com meus colegas e posteriormente nossos alunos.
Buscar preencher as lacunas de aprendizagem, dos conceitos matemáticos, com os professores me parece um ponto crucial para que ele possa realmente se tornar um facilitador da aprendizagem para seus alunos.

Malha Centesimal
“Aqui se vê o mundo através de uma malha quadriculada de dez por dez, e assim cada parte da figura se apresenta como um centésimo ou um porcento da figura total.”

Esqueleto Matemático
“Nesta oficina é construído um “esqueleto numérico”, como agrupamento de dez partes sucessivamente com retangulinhos feitos numa folha de papel”

Números Decimais e Medidas
“Nesta prática cada participante constrói um padrão de medida retangular, uma área, para medir determinadas áreas. No refinamento da medida surgem on inteiros, os décimos e centésimos. Aqui também se permite uma boa discussão do conceito de área.”

terça-feira, 17 de maio de 2011

UM HEROI PARAENSE!!!!



"Semeia sonhos, insiste,
planta amor pelos caminhos
que a caminhada mais triste
é a que fazemos sozinhos!"

"Eu queria ter nascido
no tempo de Lampião
para ser mais atrevido
e roubar teu coração!"



"Antonio Juraci Siqueira, o poeta, o filho do boto. Simples, sensível e absolutamente criativo, o homem se mostra como um menino . Menino que hora faz reflexões sobre as problemáticas do meio ambiente e hora faz reflexões das riquezas que encontramos nesse meio ambiente... Menino que se disfarça através de uma timidez, mas que te encara com determinação e que se mostra como um doce, curioso e inteligente menino .Contar história?Criar história?Escrever história? Sim e com toda poesia que lhe é peculiar. Antonio Juraci Siqueira, o filho do boto... e há quem diga o contrário?

" AS.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Números Decimais e Medidas: Uma união super estável



Fotos de Antonio Carlos SALES da Silva



Medir é uma atividade das mais frequentes que se pode observar em nossa sociedade atual e de contrapartida o número decimal que é implícito nas medições em questão não são tão populares assim. Nessa linha de raciocínio estamos propondo uma atividade que evidencia essa união tão estável entre os dois conceitos.
A idéia é bastante simples, o que em termos pedagógicos significa Poder, você recorta uma tira de papel de uma folha qualquer e com ela vai medir um determinado objeto, como por exemplo um teclado de computador, como fizemos nas oficinas ALFAMAT. Diversas tiras foram construidas e diversas medidas são obtidas, como: Duas tiras mais três dedos, oito tiras mais um pedaço, cinco tiras mais um terço e por ai vem muitas e diversas respostas lindas.
Num segundo momento pedimos aos colegas que dividam suas tiras em dez partes aproximadamente iguais, décimos, e as medidas são refeitas e assim novas medidas se apresentam, agora com dois algarismos: Duas tiras e três pedaços(décimos), oito tiras e cinco décimos, 2,3, 8,5 e por ai a medida toma uma representação de dois dígitos mostrando agora mais precisão e poder...
Num momento seguinte a tira é novamente dividida em cem partes e agora nosso objetiva se deslumbra imponente em três algarismos e as duas tiras e quatro dedos agora se "materializa", em 2 tiras, 3 décimos e 8 centésimos assim se apresentando: 2,38 unidades de tira.