Welcome my friends! 歓迎 Willkommen.

People from all the world, come to my blog and get contact with this 'Amazonida' ! Let's change informations, life experiences, cultures and become ourselves more global!
Roberto Cunha _Belém_Brasil

Estamos na rede twitter:
http://twitter.com/RofoCunha//
Meu Orkut

Engenheiro Civil Roberto Cunha

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

ONU diz que Teoria de Resposta ao Item garante isonomia das provas


Foto de O Liberal de 121110

A TRI, é utilizada para fazer provas diferentes para diferentes pessoas, sem desvantagens para os respondentes, um dos muitos exemplos é o teste para carteira de motorista, nos DETRANS, feito diretamente no computador"

O texto abaixo é mais explicativo:

Enem
ONU diz que Teoria de Resposta ao Item garante isonomia das provas
Quinta-feira, 11 de novembro de 2010 - 20:18


A Coordenação da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil divulgou nota nesta quinta-feira, 11, em que afirma que a Teoria de Resposta ao Item (TRI) garante a isonomia das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mesmo se aplicadas em períodos diferentes. A TRI se baseia em modelos matemáticos que permitem a elaboração de provas com o mesmo grau de dificuldade.

Na nota, a ONU ressalta que “o uso dessa metodologia apresenta amplo respaldo na literatura científica internacional (...) e tem sido utilizada em um conjunto importante de avaliações conduzidas por organismos internacionais”. Entre as vantagens metodológicas da TRI, segundo a organização, está a possibilidade de elaboração de provas diferentes para o mesmo exame, que podem ser aplicadas em qualquer período do ano, com o mesmo grau de dificuldade, permitindo a comparabilidade no tempo.

A ONU também destaca, no documento, que a TRI “prioriza o uso de habilidades reflexivas e analíticas em detrimento da memorização de conteúdos, o que representa um avanço importante em relação a outros modelos de avaliação”.

Estudantes – O ministro da Educação, Fernando Haddad, recebeu na tarde desta quinta-feira os representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), que levaram ao seu conhecimento as principais reclamações dos jovens brasileiros em relação ao Enem.

Augusto Chagas, presidente da UNE, afirmou que a posição da entidade é a de que o Enem 2010 não seja anulado, mas que os candidatos que se sentiram prejudicados tenham direito de fazer uma nova prova. “Queremos que o MEC apresente um balanço do prejuízo e que determine critérios para definir quem terá direito a fazer o exame novamente”, disse.

O presidente da Ubes, Yann Evanovick, acredita que o Enem é um bom instrumento de avaliação, mas que os erros têm de ser reparados. “As entidades estudantis vão se reunir para discutir possíveis propostas de mudanças para o exame do ano que vem”.

Assessoria de Comunicação Social
Palavras-chave: enem, onu, teoria de resposta ao item, tri, une, ubes


http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16042

Nenhum comentário:

Postar um comentário