Com um forte enfoque da Semiótica de Raymond Duvale, nos Registros de Representações Semióticas, tenho trabalhado com professores das séries iniciais, C1 e C2, da rede municipal, na elaboração de oficinas de práticas matemáticas para os professores reproduzirem com seus alunos em suas escolas.
Nessas oficinas, tratamos dos seguintes temas: Malha Centesimal, Esqueleto Matemático, Números Decimais e Medidas.
Essa vivência tem me desconstruido continuamente em busca de estratégias de convencimento para poder trabalhar a cognição e epistemologia com meus colegas e posteriormente nossos alunos.
Buscar preencher as lacunas de aprendizagem, dos conceitos matemáticos, com os professores me parece um ponto crucial para que ele possa realmente se tornar um facilitador da aprendizagem para seus alunos.
Malha Centesimal
“Aqui se vê o mundo através de uma malha quadriculada de dez por dez, e assim cada parte da figura se apresenta como um centésimo ou um porcento da figura total.”
Esqueleto Matemático
“Nesta oficina é construído um “esqueleto numérico”, como agrupamento de dez partes sucessivamente com retangulinhos feitos numa folha de papel”
Números Decimais e Medidas
“Nesta prática cada participante constrói um padrão de medida retangular, uma área, para medir determinadas áreas. No refinamento da medida surgem on inteiros, os décimos e centésimos. Aqui também se permite uma boa discussão do conceito de área.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário