Baseado no texto “Fundamentos da Informática na Educação. Alguns aspectos”* e o filme apresentado no 1º dia do curso NTE-SEDUC-PARÁ e discussão no grupo.
Como podemos trazer o grande avanço tecnológico na nossa sociedade para o interior das escolas e torna-las mais eficientes e eficazes? Esta parece ser uma pergunta que permanecerá por mais uma ou duas décadas, pois os professores com mais de cinco anos de formação não tiveram grandes experiências nesse sentido e hoje eles se refugiam em suas áreas de conforto e não se arriscam muito nas chamadas zonas de conflito, pois os nossos alunos sim já estão culturalmente ávidos por essa nova maneira de aprender e ensinar: Os filmes, os Games, o MSN e similares, o Orkut, os Blogs e a Internet de maneira geral dando suporte a tudo isso.
Hoje já podemos observar uma série de ações governamentais que procuram maneiras de minimizar a discrepância dos ambientes de aprendizagem tradicionais e os da Cibercultura e assim temos os NTE's trabalhando nesse sentido com suas salas de Informática Educativa e os cursos de Formação de Professores para atuarem como mediadores dessa relação.
Me parece claro que as potencialidades da Informática Educativa são animadoras para um futuro próximo pois os computadores e os softwares estão cada vez mais acessíveis e os jovens já os tem como um bem cultural natural “nativo” e agora só estão por cobrarem da escola a sua apropriação.
Estou certo que a distância existente entre o professor de sala de aula pode ser encurtada com a mediação dos professores das salas de informática, num trabalho colaborativo de professores, alunos, comunidade escolar e os órgãos governamentais.
Cursista Roberto Cunha.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TI's
Belém – Pará – fevereiro de 2009.
Apostila fornecida pelo curso ( NTE ).
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