Welcome my friends! 歓迎 Willkommen.

People from all the world, come to my blog and get contact with this 'Amazonida' ! Let's change informations, life experiences, cultures and become ourselves more global!
Roberto Cunha _Belém_Brasil

Estamos na rede twitter:
http://twitter.com/RofoCunha//
Meu Orkut

Engenheiro Civil Roberto Cunha

terça-feira, 28 de abril de 2009

A Palestra em Belém ( NIED), da Professora Drª SANTAELLA


Fiquei muito feliz com a notícia da palestra da professora SANTAELLA, pois já a tinha lido através de um dos seus inúmeros livros, SEMIÓTICA APLICADA, e mais alguns artigos e trechos referenciados de outros livros, principalmente em Dissertações de Mestrado.
Através dela e de outros autores como: Sanders PEIRCE, Raimund DUVAL, Profa Drª Diana BARROS, Profª Drª Mariza Silveira (UFPA/NPADC), Profº Drº Erasmo Borges Filho ( UFPA/NPADC & UNAMA), ingressei no estudo da Semiótica, uma ciência cujo objeto sempre existiu, mas que é nova enquanto estudo formalizado nas nossas faculdades locais.
Afirmo que muitos benefício colhi por ter estado lá, mas um deles foi muito gratificante: Lí um dos seus livro e agora estive na palestra dela, e isso me deu uma dimensão da distância que é poder escutar de corpo presente uma autora desse porte, é muito bacana! O livro se torna imponênte em suas "verdades" estáticas, na contemplação da leitura e na outra forma, "Ao vivo", podemos nos deliciar com a desenvoltura e riqueza de argumentos outros que a autora enriquece suas reflexões e ponderações construtivas, navegando eficazmente por seus links mentais, adquiridos por uma longa experiência...
Do Blog do NIED, lemos:
"O convite enviado pela Coordenadora do NTE, profª. Maria Isabela Faciolla Pessoa, esclarece que a palestra abordará os três tipos de leitores identificados por Santaella, o contemplativo, o movente e o imersivo, focando as habilidades de leitura que podem ser desenvolvidas por alunos usuários da Web, e estabelecendo diferenças dos demais tipos de leitura construídos a partir das relações entre texto, imagens, desenhos, animações, sons, layout/diagramação, cores e outros sinais e elementos gráficos presentes no ambiente de leitura virtual."

Informações mais específicas sobre o conteúdo da palestra podem serem lidas e "blogueada" no blog do Mestre Franz.

Numa das minhas ponderações me perguntei: se na escola já temos alunos de C1 e C2, Leitores Imersivos na cibercultura e ainda nem Leitores Contemplativos na Alfabetização Tradicional, donde isso vai dar?

nota: A foto do canto inferior esquerdo é do Blog do NIED

Nenhum comentário:

Postar um comentário