Welcome my friends! 歓迎 Willkommen.

People from all the world, come to my blog and get contact with this 'Amazonida' ! Let's change informations, life experiences, cultures and become ourselves more global!
Roberto Cunha _Belém_Brasil

Estamos na rede twitter:
http://twitter.com/RofoCunha//
Meu Orkut

Engenheiro Civil Roberto Cunha

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Rode seu celular como um peão para recarregá-lo


http://tecnologia.br.msn.com/noticias/artigo.aspx?cp-documentid=24116892

Por Fernando Souza Filho, Atualizado: 3/5/2010 12:29
Rode seu celular como um peão para recarregá-lo
Patente registrada pela Nokia mira bateria de energia cinética pra breve

Patente registrada pela Nokia mira bateria de energia cinética pra breve
Esquecer de recarregar o celular muitas vezes pode causar inconvenientes que podem deixar o usuário com um aparelho descarregado em uma hora crucial. Quando isso acontecer, em breve você poderá simplesmente rodar o celular em sua mão como se fosse um peão e - pronto! - estará recarregado. É o que promete a energia cinética, que atualmente já é usada para recarregar baterias de relógios.

A Nokia registrou recentemente a patente de um celular movido a energia cinética. "Em resposta à translação e/ou rotação do dispositivo, porções de forças induzidas pela massa da bateria se transferem aos elementos piezelétricos. A energia elétrica gerada é captada por um controlador e pode ser aplicada à bateria", explica o texto da patente. "Os componentes mais pesados, como o transmissor, o circuito e a bateria, se posicionam em um suporte firme. O suporte se equilibra em dois conjuntos de trilhos que permitem movê-lo de cima para baixo e da direita para a esquerda. Faixas de cristais piezelétricos se localizam na extremidade de cada trilho e geram uma corrente quando são pressionados contra o suporte. Desta forma, quando o telefone se move, a energia gerada carrega um capacitor que transfere a carga para a bateria."

O celular movido a energia cinética leva vantagem em relação às baterias com regarca pela luz do sol, pois não dependem da luz do dia para serem recarregados.

Além de ser ecologicamente correto, o celular movido por energia cinética ajudaria muito a economia de países pobres com problemas de geração de energia elétrica.

Mas esse ainda é o estágio de registro de patentes, não espere aparelhos no mercado para antes de 2 ou 3 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário