Um blog é uma espécie de jornalzinho que pode ser lido, relido, e escrito a todo e qualquer momento através de computadores ligados à Internet. Assim ele é um jornal diferente pois não só trás a informação como também refaz a informação ou complementa a informação pelos seus leitores e colaboradores. Dessa forma temos uma nova categoria de jornal: um Blog.
Um blog me permite mostrar a minha opinião sobre determinado assunto que alguém já escreveu ou a minha própria através da escrita do texto ou Post. Postar a sua opinião e poder debater as outras é um dos poderes de uma ferramenta contemporânea desse tipo, pois existem outras nessa categoria como as Redes sócias, entre tantas, que hoje já se tornam bastante populares por todo o mundo e principalmente em nosso país, o Brasil, onde somos um dos maiores participantes.
Um blog numa escola pode ser a “voz de todos”, pois teoricamente todos podem ali expressar suas ideias e discutir as postas. Logicamente que ideias extremamente pessoais que possam vir a ferir terceiros devem estar melhor posicionadas em um blog pessoal o que permite um melhor desenrolar das questões pessoais implicadas, sem comprometer dessa forma a escola como um todo.
Um blog é um produto público quando permite visibilidade total e como tal deve seguir as leis correspondentes a esse tipo de exposição de ideias.
Numa escola cada professor é responsável por suas produções e ações e assim isso cria os espaços pessoais do professor e suas turmas produzindo de forma um tanto quanto hermético. Mas, e se esse trabalho pudesse ser socializado com um número bem maior de turmas e até de outras escolas, que visões positivas poderíamos tirar disso? Responder a essa pergunta pode nos ser útil para nossas prolixas questões, e possíveis respostas poderiam ser:
A aprendizagem nas escolas é sempre pautada através de exemplos, assim explicamos algo e logo depois como que para melhor esclarecer o aluno damos um exemplo. Então qualquer atividade que vemos pode ser vista como um exemplo de como se fazer determinada coisa, assim, ver uma atividade de um colega ou escola funcionaria como uma motivação para o meu próprio trabalho;
Permitir que as pessoas envolvidas colaborativamente em determinadas atividades expressem suas impressões pode significar um dos aspectos mais cognitivos de um processo de aprendizagem pois aí, nesse momento, podemos ressignificar as ponderações envolvidas em busca de um consenso social mínimo.
As pessoas são melhor interpretadas por suas boas ações e intenções, assim muitas vezes um aluno ou professor ou membro da comunidade pode sofrer uma maior valorização pela visibilidade de ações desse tipo, mas como posso ver isso se só poder enxergar meu próprio espaço físico delimitado? Se minhas ações poderem ser postadas isso pode render frutos para mim, para os meus semelhantes e para minha própria escola, permitindo assim um desenvolvimento geral para todos.
Nas nossas escolas temos jovens linkados nas mais diversas mídias querendo se ligar cada vez mais e se o blog permitisse isso com meno “tabus” que as redes sociais como os ORKUTS das redes ainda implicam?
CONTINUARÀ...
Welcome my friends! 歓迎 Willkommen.
People from all the world, come to my blog and get contact with this 'Amazonida' ! Let's change informations, life experiences, cultures and become ourselves more global!
Roberto Cunha _Belém_Brasil
Estamos na rede twitter:
http://twitter.com/RofoCunha//
Meu Orkut
Engenheiro Civil Roberto Cunha
Roberto Cunha _Belém_Brasil
Estamos na rede twitter:
http://twitter.com/RofoCunha//
Meu Orkut
Engenheiro Civil Roberto Cunha
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Para que serve um blog numa Escola de Ensino Fundamental? Questões TCC
Marcadores:
Aprender,
Blog,
Colaborar,
Discutir,
Ensinar,
Escola Fundamental,
Exemplificar,
Opinar,
Propor
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário