A reação aparente dos já “blogados”
Tenho notado qeu as pessoas têm umas barreiras grandes pela exposição de suas escritas das mais diversas formas e dá para entender que escrever para uma postagem num blog requer um bom nível de segurança da língua, o que não é um ponto expressivo a favor da literacia das pessoas, haja vista os níveis bastante baixos dos aproveitamentos em português nas escolas, pelas estatísticas dos órgãos oficiais do MEC, apesar dele ser menos propalado que os de matemática, considerada a grande vilã nacional. Sobre esse medo:
“Conhecendo a história do falar e do escrever, percebemos que o que nos levou a desenvolver a escrita – a necessidade de fixar o que era, até então, só falado – nos levou também a temê-la, pois “o que se escreve, fica”. Essa, por sinal, é a razão de ser da escrita!
O que falamos nas conversas cotidianas, mais dia, menos dia, cai no esquecimento. O que escrevemos, não. Fica registrado e isso, com maior ou menor intensidade para cada um de nós, acaba significando uma ameaça. Sentimo-nos mais expostos e sujeitos a críticas. Isso pode nos “travar”, mas também pode ser encarado como um desafio, que todos somos capazes de vencer.” http://infinitodepalavras.wordpress.com/2009/07/04/medo-de-escrever-quem-nao-tem/ aceso em <14/10/10>
Mas, muito mais expressivo ainda é a reação dos que conseguem superar essa fase e apresentam suas ideias escritas para postagem. Aparece um sentimento de satisfação e admiração pelo seu próprio produto ali divulgado, prestigiado. O que tenho notado pelos comentários e mensagens postados é que aquela pessoa se mostra muito feliz.
As repercuções dos amigos e familiares também são bastante positivas e expressivas ao verem seus próximos se expondo de forma “Internética”, isso pode ser observado nos comentários manifestados no blog, com mais de uma das postagens.
Geralmente as pessoas que postam ou tem seus escritos e imagens postadas solicitam aos mais próximos que olhem o blog para serem vistos nas suas produções. E considero possível que movimentos como esse podem ser positivo na integração escolar também.
http://infinitodepalavras.wordpress.com/author/anasetti/
Nenhum comentário:
Postar um comentário