Welcome my friends! 歓迎 Willkommen.

People from all the world, come to my blog and get contact with this 'Amazonida' ! Let's change informations, life experiences, cultures and become ourselves more global!
Roberto Cunha _Belém_Brasil

Estamos na rede twitter:
http://twitter.com/RofoCunha//
Meu Orkut

Engenheiro Civil Roberto Cunha

domingo, 19 de abril de 2009

Caminhada Urbana - 1º Trecho



Esta caminhada, já fizemos várias outras, foi diferente das demais e por isso com maior expectativa pessoal para mim pois pretendia curti-la com olhar de blogueiro,transdisciplinar, hehehe,,,
Começamos às 7:04,pela Rod. Arthur Bernardes, é um trecho que poderia ser um dos mais lindos de Belém pois é bem pertinho do rio, mas como quase toda nossa cidade, de costas para ele. Aqui temos um condomínio, a fábrica da CERPA, o CIABA (Centro de Instruções Almirante Brás de Aguiar): uma ótima oportunidade para o jovem que quer ingressar na Marinha Mercante, depois de ter concluído o nível médio. Tem que fazer um “vestibular” para entrar.
Muitas coisas são muito incompreensíveis, e indignantes, como o posto municipal de saúde do bairro, que agora não abre mais nos fins de semana, isso depois de ter passado por uma grande reforma de quase um ano ou mais, e o povo da pratinha precisa se dirigir para onde? Para o pronto socorro da 14, pasmem!
Temos também um comércio de bairro muito farto de carnes de boi e de porco, peixes, frangos, mariscos e verduras; temos escolas municipais e estaduais, aqui também ficava a Escola Eunice Wever, tudo isso formando por um povo muito trabalhador e alegre.
Logo depois temos a Base Aérea de Belém, incluindo aí o nosso aeroporto, onde os moradores e visitantes da pratinha e de vizinhos (Tapana, Icoarací e muitos outros), podem ver como crianças, os pousos e as decolagens dos aviões... Aqui, eu e minha Belle plantamos um coqueiro que apreciamos todos os dias ao passarmos para lá e para cá.
E é nesse ponto, uma grande curva, que temos uma dessas coisas que ninguém entende: Todo esse povo, muitos milhares, precisa passar por um trecho totalmente às escuras pois não temos direito a iluminação pública, e isso já rolou um bocado e nada... e ainda mais agora que o Papa não é mais brasileiro (carioco).
Depois de passarmos por debaixo da rampa de descida dos aviões, imaginária, estamos dentro da vila militar da base, e agora caminhando em direção a Júlio Cezar, até chegarmos a Praça do Marex.
Este foi o 1º trecho, gastamos 90 minutos, caminhamos cerca de 6 km, e é hora de lanchar, tapioquinha, muita água, chocolate e começar o segundo trecho pois são cinco...

2 comentários:

  1. Caro amigo gostei do esporte que você pratica pelas lindas ruas de nossa linda cidade essa e uma gostosa maneira de entrar em forma e ainda apreciar a natureza
    e as paisagens de Belém, mais o melhor mesmo que eu achei foi a paradinha para o lanche com café e tapioquinha. Gostaria de ser convidada para próxima caminhada e quem sabe uma corrida por esse percurso já que é um grande prazer fazer esporte como caminhada, corrida,musculação e uma ginastica básica.

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga, considere-se convidada, será um grande prazer fazer uma caminhada cada vez com mais pessoas amigas papeando sobre a nossa cidade, nossos problemas e soluções, nossos sonhos e consensos coletivos que um bom papo, paripatético, pode propiciar...
    Na verdade minha meta é vir de Castanhal até Belém na véspera do Círio 2009. Vamos???

    ResponderExcluir