Sobre os BLOGS
Conheci os BLOGS num Curso de Formação do NIED Belém, ao qual faço parte desde 2008, esse curso envolvia uma série de conteúdos a cada dia de encontro às sextas feiras, e assim numa breve apresentação os alunos construíram seus blogs e eu construi o Papear : HTTP://profrobertocunha.blogspot.com ;
O site de construção desse blog foi o “Blogger”, que se encontra em: https://www.blogger.com/start , esse é um site muito usado para construção de blogs nas redes Estadual Paraense e de Belém.
Achei o blog uma ferramenta de grande potencial para minhas aspirações em termos de oferecer uma SÉRIE DE ATIVIDADES de construção e aplicação pedagógica de Objetos de Aprendizagem QUE VINHA DESENVOLVENDO.
Com a utlização do mesmo e a prática melhorada comecei a enxergar uma série de outras possibilidades para a utilização dos blogs.
Construi o Blog da minha escola municipal: HTTP://embinesmaroja.blogspot.com , e ai sim comecei a observar os frutos dessa prática:
- A escola passa a ter uma identidade maior;
- A escola passa a ter maior visibilidade da comunidade maior, extra muros;
- Os professores se sentem mais \prestigiados
- Os Alunos adoram se verem e aos seus colegas através da Internet;
_ As produções dos alunos e professores podem ser melhor socializadas;
- As postagens levantam a auto estima de todos da escola;
Essas e outras observações foram bastante claras para mim no decorrer da utilização do blog da escola, e senti que essa ferramenta é hoje sem dúvidas uma grande ajudante do progresso da escola em nossos tempos.
Numa outra escola estadual resolvi agir de outra forma e desenvolvi blogs individuais para cada turma:
HTTP://blog501mb.blogspot.com HTTP://blog502mb.blogspot.com
HTTP://blog503mb.blogspot.com HTTP://blog601mb.blogspot.com
http://issoesextaserie602.blogspot.com/
Aqui desenvolvo atividades diretamente relacionadas aos conteúdos escolares tecidos com as diversas facilidades das mídias possíveis aos alunos. Devemos promover uma navegação entre os blogs escolares, e com isso valorizar a produção coletiva. Os relatos dos alunos tem sido esperançosos.
Sobre o HOTPOTATES
Conheci o HOTPOTATES num Curso de Formação do NIED Belém, ao qual faço parte desde 2008, esse curso envolvia uma série de conteúdos a cada dia de encontro às sextas feiras , e assim numa oficina de quatro horas, nós professores , alunos das oficinas, construímos diversas atividades para WEB que podem ser encontradas em:
oficial do HOTPOTATES se encontra em: http://hotpot.uvic.ca/ , esse é um site muito usado para construção de atividades diretamente para a WEB . Esse é um grande diferencial também dessa ferramenta de autoria. O aluno pode usá-la diretamente de um terminal de qualquer localidade o que pode potencializar os estudos complementares do tipo “dever de casa” e nos notes e net’s pessoais.
Com a utilização na oficina do mesmo comecei a programar uma série de outras possibilidades para a utilização dos blogs.
Uma tarefa bastante possível é convidar aos alunos a participarem das tarefas, como reforço de aprendizagem, ofertadas e que eles podem fazer a medida de seus desempenhos pessoais e quando quiserem apresentar ao professor para uma complementação da avaliação
Inicialmente o fato de o HOTPOTATES apresentar um conjunto de tarefas fixas como: (J Cross), (J Quiz), (J Mix), (J Cloze), (J Match). ( Macher). Palavras cruzadas Questões de múltipla escolha Completar com palavras, Relacionamento de colunas, permite juntar todas essas atividades numa aplicação, Atividades de perguntas e respostas pode ser encarado com muito instrumental , mas a verdade que senti é de que o potencial dessas atividades são enormes e só dependem da criatividade dos elaboradores da atividades.
A página gerada na net permite uma edição que favorece a apresentação dos conceitos de diversas formas, vídeo, som , imagem, animações Flash, Links para Internet, o que permite uma grande valorização das atividades. Desenvolvi atividades de operações aritméticas decimais e senti um grande potencial, para agradar aos nossos alunos dessa geração.
Construimos em duplas uma série de atividades que podem ser acessadas no blog: http://niedbelem.blogspot.com/ , mais especificamente em: http://niedbelem.blogspot.com/2010/05/oficina-de-hot-potatoes.html
Sobre o JCLIC
O JCLIC também foi apresentado aos professores da rede de professores das Salas de Informática de Belém, na equipe de formação de professores para salas de informática, e foi uma grata surpresa a sua versatilidade de produção de atividades diversas. Aqui também já está definido o número de atividades possíveis, mas numa quantidade bem maior que as do HOTPOTATES.
O Software se encontra em: http://clic.xtec.cat/es/
“Bienvenidos a la zonaClic
Clic está formado por un conjunto de aplicaciones de software libre que permiten crear diversos tipos de actividades educativas multimedia. La zonaClic es un servicio del Departamento de Educación de la Generalitat de Cataluña creado con el objetivo de dar difusión y apoyo al uso de estos recursos, y ofrecer un espacio de cooperación abierto a la participación de todos los educadores/se que quieran compartir los materiales didácticos creados con el programa.”
Aqui o professor e alunos podem fazer uma biblioteca de imagens e sons para poderem construir suas atividades diversas.
Nesta ferramenta construímos diversas atividades para os alunos e a maioria das escolas de Belém já utilizou suas potencialidades.
O Potencial dessa ferramenta é bastante amplo e em relação às outras ela tem vantagens e desvantagens.
O JCLIC pode utilizar a internet para publicar suas atividades, mas suas produções são vinculadas ao software que tem que estar instalado nos computadores em uso, mas pode ser adquirido de forma livre.
Esta ferramenta é uma das mais utilizadas nos países nas áreas educacionais pois foi desenvolvida especificamente para esse fim já há bastante tempo. Aqui o professor pode desenvolver todo o trabalho que já vinha fazendo com a vantagem de agregar as facilidades de multimídia de forma significativa e motivacional para o aluno.
Nas oficinas desenvolvemos muitas atividades nas mais diversas áreas curriculares para o nível fundamental e médio, mas o uso dessa ferramenta não tem fronteiras de séries.
Os alunos vêem as atividades com surpresa e satisfação, pois parecem estar saindo do quadro de parede para o seu mundo de sons e imagens que tanto lhes atraem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário