Welcome my friends! 歓迎 Willkommen.

People from all the world, come to my blog and get contact with this 'Amazonida' ! Let's change informations, life experiences, cultures and become ourselves more global!
Roberto Cunha _Belém_Brasil

Estamos na rede twitter:
http://twitter.com/RofoCunha//
Meu Orkut

Engenheiro Civil Roberto Cunha

segunda-feira, 30 de março de 2009

Projetos de Ensino e de Aprendizagem



Na minha opinião a importância da utilização de Projetos Educacionais:
Tenho uma convicção de que todo professor quer uma “força” extra no seu trabalho em termos de motivação, para ele e para seus alunos, no caminho de uma atualização de novas formas de “aprender”, “ensinar”, e “aprender a ensinar”. O professor agindo sozinho fica muito duvidoso de seus métodos, suas estratégias, seus resultados, seus conteúdos, da eficacia de sua contribuição para a construção de um cidadão crítico e ativo e até de sua participação no tão falado mundo globalizado.
Poder saír do estudo de um conteúdo e partir para o estudo de uma questão que envolve transdisciplinarmente uma gama de conhecimentos e conhecedores onde ele é “mais um” conhecedor e pesquisador, trabalhando com seus colegas e a comunidade escolar, já é algo inovador.
Ver os alunos motivados e na posição de pesquisadores empolgados, buscando informações de forma colaborativa parece ser algo de novo
Então tenho uma vasta perspectiva positiva com a utilização de projetos educacionais.


A diferença entre Projeto de ensino e Projeto de aprendizagem:
Como professor eu posso definir uma série de didáticas que levem o meu aluno a conseguirem chegar nos objetivos pré estabelecidos, melhorando assim o processo de ensino-aprendizagem, definindo assim um verdadeiro Projeto de ensino.
O Professor também pode agir como orientador de uma aprendizagem mais construida pelos próprios alunos.
Assim nos parece que quem define o passo a passo é a grande diferença entre Projeto de ensino e Projeto de aprendizagem.


Qual o tipo de projeto que melhor se adequaria a minha prática pedagógica?
Hoje, depois de uma série de práticas tendendo para essa linha, atualizações , cursos e reflexões. me considero plenamente potencializado ao trabalho por uma postura dos Projetos de aprendizagem
Link da foto:

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://snvanessa.googlepages.com/dinomir.JPG/

2 comentários:

  1. Oi, Roberto. Gostei das reflexões;. E parabéns pelo blog. Bom titulo, bom cabeçalho...
    Franz

    ResponderExcluir
  2. É verdade professor trabalhar com projetos é ótimo pena q a escola em q trabalhamos não investe muito nesta linha talvez se tendessemos mais para os projetos os resultados seriam melhores.
    Bjs gostei muito do seu seu blog e o da escola esta ficando ótimo.
    com carinho Profª Ana Cristina

    ResponderExcluir